(1986) Queen – A Kind of Magic


Para comemorar o dia de hoje, resolvi postar resenha desse grande álbum dedicado ao líder, voz, alma, gênio ou só Freddie Mercury, nosso aniversariante do dia. Infelizmente, não temos mais ele entre nós, mas sua música está viva e estará viva para sempre.

A Kind of Magic, é um dos álbuns mais memoráveis do Queen e me arrisco a dizer que é o álbum de grande destaque da banda na sua fase mais “pop”, nos anos 80. Além de premiado no mundo todo e líder de vendas em diversos países, foi regravado  (em uma versão bem mais sintetizada) e incluído algumas músicas como Hammer to Fall (do The Works), para ser trilha da trilogia de Highlander.

1 – “One Vision” (Mercury/May/Taylor/Deacon) – (5:09) 4/5
Esse álbum já abre com um clássico de marca maior, com seu riff de teclado/sintetizador e todos os efeitos possíveis e imagináveis até a entrada da guitarra pesada de Brian May. Música bem contagiante e que funciona muito bem ao vivo (que era usada para abrir os shows da Magic Tour), trás para o ouvinte todo o gás desse álbum desde a primeira música. Uma curiosidade, é que existem dois *clipes dessa música, uma versão normal e uma versão da música estendida (que se não estou enganado está como bonus nesse álbum).

2 – “A Kind of Magic” (Taylor) – (4:25) 4/5
Faixa título do álbum e trocadilhos a parte, vem com toda a magia do álbum, mesclando bastante o Queen moldado nos anos 80, mais pop com a guitarra distorcida e com um dos mais memoráveis solos de Brian May. Um ponto que eu destaco bastante não só nessa música, mas em grande parte das músicas não só deste álbum, mas de outros álbuns da banda, é o volume do baixo que é bem destacado dentre os instrumentos e que consequentemente, criaram grandes riffs da banda, como a música Under Pressure. Mais uma faixa desse álbum que ganhou *clipe bem interessante e cheio de efeitos especiais(bons pra época) que transforma a banda em mendigos rockstars.

3 – “One Year of Love” (Deacon) – (4:27) 2/5
Agora o álbum dá uma esfriada nos ânimos e vem com a primeira balada do álbum. Particularmente falando, é uma balada meio “sem sal”, comparando com inúmeras baladas absurdamente lindas do Queen. Um ponto que eu destaco é o instrumental dessa música cheio de efeitos e orquestrações, que dá uma atmosfera bem interessante para essa faixa.

4 – “Pain Is So Closed To Pleasure” (Mercury/Deacon) – (4:22) 3/5
Falando em música pop, aqui temos uma daquelas músicas com uma pegada bem Antena 1. Mais uma das músicas “esquecidas” e ofuscadas do álbum. Uma pena, pois contém uma atuação estratosférica do mestre Freddie Mercury que sinceramente, precisa de algum comentário? Só digo, curta essa música que é pra descansar antes dos clássicos que estão por vir.

5 – “Friends Will Be Friends” (Mercury/Deacon) – (4:07) 4/5
Mais um clássico absoluto da banda e mais uma balada do álbum. Apesar da música se manter na maioria do tempo com voz, bateria e piano, o destaque vai para os arranjos de guitarra e o solo bem trabalhado, não tão técnico como de costume, mas Brian May é único com sua Red Special e seu feeling incopiável. Essa música ganhou um *clipe que curiosamente conteve a participação, que se não me engano, de 200 dos membros do fã clube da banda na época.

6 – “Who Wants to Live Forever?” (May) – (4:55) 5/5
Sem perder o pique das baladas, essa faixa tem um diferencial em que temos Brian May nos vocais, coisa que era mais frequente nos álbuns dos anos 70 (mesmo que nessa música temos um dueto com Freddie no vocal). Musicalmente falando, essa faixa vai crescendo gradativamente até seu ápice no refrão com coral e tudo mais. Essa música é o tema principal dentre as músicas usadas nos filmes da trilogia Highlander no cinema. Outra curiosidade, essa música ganhou um *clipe que por sinal muito bem produzido, como a maioria dos clipes da banda.

7 – “Gimme the Prize (Kurgen’s Theme)” (May) – (4:34) 5/5
Essa introdução assustadora que você para e pensa “será que é o velho Brian ai mesmo? o.o”. Uma das músicas mais pesadas desse álbum e que infelizmente não tem muito destaque. Essa música é o tema de Kurgen, vilão do filme Highlander e que contem falas e efeitos do filme na mixagem da música. E esse solo tio Brian, misturando musica escocesa com rock? Melhor parar por aqui mesmo antes que eu seja mais parcial do que já estou sendo.

8 – “Don’t Lose Your Head” (Taylor) – (4:38) 3/5
Pop meio caótico agora e novamente uma faixa inclusa na trilha de Highlander. Essa música faz uma grande alusão ao conceito do Highlander que para quem não sabe, no filme os imortais só morrem se forem decapitados. Mais uma música deixada de lado pela banda, talvez pelo seu pop caótico e engraçadinho.

9 – “Princes of Universe” (Mercury) – (3:33) 5/5

O álbum se encerra com mais uma música tema do Highlander que conta até com *clipe com o personagem principal Connor MacLeod(Christopher Lambert), e um duelo de espada e microfone (???) entre Freddie e MacLeod sem contar as cenas do filme retratadas com a banda tocando e etc. É uma música bem pesada e com um refrão bem marcante e com uma marcação bem firme pela cozinha da banda. Uma curiosidade, essa faixa era tema de abertura da série sobre Highlander que passou há alguns anos aqui no Brasil pela AXN.

*Como são muitos clipes desse álbum e se eu colocasse na resenha ia ficar muito grande e cansativo, resolvi dessa vez colocar os links aqui no final:

One Vision | One Vision (versão estendida)

A Kind of Magic

Friends Will Be Friends

Who Wants to Live Forever?

Princes of Universe

Média do álbum: 8/10

One by one
Only the Good die young


Dedicado à Farrokh Bulsara (Freddie Mercury)

, , , , , , , , ,

  1. #1 por RUBRO ZORRO em 30/09/2011 - 19:19

    NÃO ACHO ONE YEAR OF LOVE UMA BALADA SEM SAL , PODE NÃO SER UMA DAS BEST BALADAS DA BANDA , MAS GOSTO DELA , DESDE CRIANÇA . FATO INTERESSANTE , É A UNICA MUSICA DO QUEEN COM ARRANJO PRA SAX . TB GOSTO DE DONT LOSE YOUR HEAD , NÃO A VEJO COMO CAÓTICA , GOSTO DA BATERIA NA INTRO E TEM UM SOLO LEGAL DO BRIAN MAY NO FIM . PAIN IS SO CLOSE …., REALMENTE É MUITO LEGAL E PENA NÃO TER FEITO SUCESSO . WHO WANTS…. É A MUSICA DO DISCO E UMA DAS MELHORES DA BANDA ….

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: