(2004) Green Day – American Idiot


DarkMephisto

American Idiot, foi o álbum de maior consagração do Green Day na última década. Esse álbum, fez história alcançou o topo das paradas em mais de 8 países, incluindo a primeira posição na Billboard, além de acumular mais de 14 milhões de cópias em todo mundo, colocando esse álbum no Top 200 de álbuns do Rock and Roll Hall of Fame. Particularmente falando, tinha um pouco de preconceito com esse álbum antes de escutar, mas hoje eu percebo que esse álbum é de uma grande qualidade e realmente merece entrar para a história.

1 – “American Idiot” – (2:54) 4/5
O álbum inicia com a faixa título que foi o primeiro single desse álbum e ganhou um clipe. Atrás de uma música bem agitada, o Green Day faz uma apologia critica a toda alienação causada durante o governo Bush. Indispensável para esse álbum.

2 – “Jesus of Suburbia” – (9:08) 5/5
Essa faixa  é um verdadeiro épico como tantos clássicos da história do rock. Conta a história de Jesus of Suburbia(ou Saint Jimmy), que é o protagonista desse álbum. Para facilitar, vou dividir a resenha dessa música em 5 partes:

  • Jesus of Suburbia (0:00/1:50): Primeira parte dessa faixa, que basicamente é um “desabafo” de como sua juventude foi regada a drogas, bebidas e cigarros. Musicalmente falando, é a introdução da música, dando um apanhado geral do que irá se tratar.
  • City of the Damned(1:51/3:40): Nessa etapa da música, Jesus of Suburbia decide explorar a cidade (City of Damned), mas nesse trecho, só é explicado nas faixas Holiday e Boulevard of Broken Dreams.
  • I Don’t Care(3:41/5:20): Esse trecho, particularmente falando, é o meu preferido, conta com um refrão bem marcante, grande ápice do épico. Não se encontra muito sobre o significado dessa etapa da música pela internet, mas interpretando pela letra e pelo clip, dá a se entender que é um momento em que St. Jimmy extravasa e diz não se importar com mais nada e num momento faz apologia contra as guerras no Oriente Médio.
  • Dearly Beloved(5:21/6:29): Agora, St. Jimmy tem um momento de reflexão sobre sua vida, novamente interpretando pela letra e pelo clip, é um momento em que Jimmy sofre um renovo em sua vida. É um trecho curto, só caracteriza esse momento de reflexão.
  • Tales of Another Broken Home(6:30/9:08): A música entra em sua etapa final e logo de cara, já ouvimos o refrão marcante, e sua harmonia marcada com o baixo de Mike Dirnt. Essa etapa da história marca a fuga de St. Jimmy atrás de uma nova vida longe de Jingletown, sua cidade. Curiosamente, essa etapa da música segundo Billie Joe, se baseou no  Tales From Topographic Oceans da banda progressiva Yes.
Aqui está o vídeo inteiro (de 12 minutos) para quem tem curiosidade em entender a história de St. Jimmy:

3 – “Holiday” – (3:52) 5/5

Com uma pegada mais alegre e novamente com refrão marcante, o Green Day apresenta outro grande clássico do álbum, que assim como as faixas anteriores, ganhou um clip. Esse clip, apesar de ter uma temática mais “Carpe Diem” da vida, cheio de festas e coisas do tipo, mascara uma apologia totalmente contra a Guerra do Iraque, como é citado indireta ou diretamente, em trechos como:
“Bombs away is your punishment
Pulverize the Eiffel towers
Who criticize your government”

4 – “Boulevard of Broken Dreams” – (4:20) 4/5
Outro grande clássico e hit do álbum que na época, foi muito tocado aqui no Brasil, assim como no resto do mundo. Também ganhou um clipe que curiosamente é uma continuação do clipe de Holiday. A história dessa faixa, é quando St. Jimmy descreve a solidão de ter chegado na cidade. Descreve também sua dor, conforme percebe que está caminhando na única estrada que conhecem, não possuindo nada além da própria sombra. É uma música muito boa, mas peca um pouco na evolução dela, e se torna um pouco parada e repetitiva.
5 – “Are We the Waiting” – (2:42) 4/5
A música inicia com um um riff bateria bem marcado, seguido pela guitarra e o vocal de Billie Joe. É uma música lenta, com grande ápice no refrão cantado em coro, unido ao riff da bateria, lembra uma marcha de guerra. Essa música termina do nada, seguida da próxima faixa.
6 – “St. Jimmy” – (2:55) 4/5
Seguida da faixa anterior, essa faixa é mais rápida e no melhor estilo Green Day. Essa letra fala de uma mudança de comportamento de St. Jimmy, que agora está mais violento e sem medo de ninguém. Com a Guerra do Iraque rolando solta, essa letra assim como outras do álbum, faz apologia pesada contra o governo Bush.
7 – “Give Me Novacaine” – (3:25) 3/5
Faixa não muito expressiva, é um ponto baixo do álbum. Não encontrei nenhuma informação sobre essa faixa no contexto do enredo do álbum, mas a letra dá a se entender que é sobre Whatsername, namorada de St. Jimmy dizendo sua solidão depois de sua partida para a cidade.
8 – “She’s a Rebel” – (2:00) 4/5
Continuação da faixa anterior, ainda fala sobre Whatsername, como se ela fosse uma espécie de “exemplo” de coragem ou algo do tipo. Essa música tem uma pegada bem mais marcada e agitada, em relação a faixa anterior, seguindo uma linha mais tradicional da pegada do Green Day.
9 – “Extraordinary Girl” – (3:33) 3/5
Enquanto a faixa anterior elogia Whatsername, esta faixa fala da mesma Whasername com fragilidade, contando sobre seus defeitos e fraquezas. É uma música sem muita agitação e com uma pegada mais pop rock.
10 – “Letterbomb” – (4:06) 3/5
Essa música inicia com uma voz que dá lugar aos instrumentos que com meu pouco conhecimento, me lembrou algo na mesma pegada que Basket Case, um dos grandes clássicos da banda. Mesmo assim, não chega a ser uma música tão empolgante, apesar do refrão bem interpretado. A letra é algo como uma carta de desabafo de Whatsername para St. Jimmy.
11 – “Wake Me Up When September Ends” – (4:45) 4/5
Tido por muitos como grande clássico do álbum, que não é por menos, é uma das mais belas baladas do álbum. Ganhou um clipe que conta a história de um casal que é interrompido pela guerra do Iraque, com a convocação do garoto do clipe. Já no contexto do álbum, dá a se entender que é ou uma lembrança de St. Jimmy com Whatsername ou é uma reconciliação dos dois.
12 – “Homecoming” – (9:18) 3/5
Faixa mais longa do álbum, pode -se dizer que é o épico final da história de St. Jimmy. Assim como Jesus of Suburbia, para facilitar, dividiremos em algumas etapas dessa música.
  • The Death of St. Jimmy(0:00/2:23): É o inicio desse épico. Esse trecho narra o final da vida de St. Jimmy, até o suposto suicídio citado no final da música.
  • East 12th St(2:24/4:02): Musica mais rápida e com marcações pesadas, com um estilo que conhecemos muito bem vindo do Green Day. Essa música é algo um “sonho pós-morte” de St. Jimmy enquanto seu corpo é encaminhado para o cemitério ou algo assim.
  • Nobody’s Likes You(4:03/5:19): Esse trecho é algo como ficaram as coisas depois de St. Jimmy morrer, como as pessoas começaram a agir, fazem, etc. É uma marcha curta como uma das primeiras faixas, Are We the Waiting. 
  • Rock’n Roll Girlfriend(5:20/6:19): Etapa final desse épico, até aonde consegui interpretar, St. Jimmy é deixado de lado nessa música, que dá ênfase em Whatsername, seguindo a vida agora sem St. Jimmy. Músicalmente, é dividida em trechos rápidos e trechos bem marcados pela bateria, com um belo arranjo de back vocal  e o refrão esperado desde o começo dessa faixa. Pode-se dizer que é o grande ápice dessa faixa.
13 – “Whatsername” – (4:17) 3/5
Faixa final desse grande épico e particularmente falando, um dos únicos álbuns considerado clássico absoluto nos últimos anos. A música trata Whatsername sentindo a falta de Jimmy, após sua morte. Também é um momento em que ela tenta esquecer e começar uma vida nova. Assim como todas as demais, essa faixa muito boa que sela perfeitamente esse grande álbum.
Média do álbum: 9/10

*Obs¹: Desde dezembro estou resenhando esse álbum e pesquisando sobre ele, sobre a história, mas são poucas coisas e poucos materiais que contam a história então tive que interpretar eu mesmo esse álbum. Se por acaso falei alguma pérola ou algo que não condiz com a história, primeiramente peço desculpas pelo erro e me corrijam por favor. Em segundo lugar peço desculpas pela demora, porque um álbum desse nível é difícil resenhar em pouco tempo.
*Obs²: Deixei vago a melhor música e a pior música desse álbum, é bem difícil dizer qual é a melhor e se por acaso tiver uma pior.

, , , , , , , ,

  1. #1 por Gabriel em 22/03/2013 - 7:42

    Cara,perfeito mas no ”we are the waiting” é quando St.Jimmy está esperando a namorada dele voltar mas ela ñ volta e ele se cansa de ser Jesus of Subúrbia.Se tiver algo errado me corrijam pfv

  2. #2 por Pablo em 04/12/2013 - 23:22

    corrige ai em homecoming, jesus mata seu alter ego e vai preso pelo q fez, e whatserame é sobre as lembranças q jesus tem dela e como ele tenta esquece-la mesmo a amando. vlw

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: