(1983) ZZ Top – Eliminator


Capa do álbum

Com uma recente passagem pelo Brasil e o anúncio de um álbum de inéditas para 2011, os veteranos do ZZ Top fizeram história ao lançarem seu oitavo álbum em 1983, Eliminator serviu como um divisor de águas para o estilo musical da banda, e é um dos melhores álbuns do trio texano que já completaram mais de 40 anos de carreira sem alterar sua formação original, não é pra qualquer um. O álbum também apresentou ao mundo o famoso carro que leva o mesmo nome, “Eliminator”, um Hot Ford Coupé vermelho de 1933, que viraria ícone da banda após aparecer na trilogia dos vídeo-clipes de Gimme All Your Lovin’, Sharp Dressed Man e Legs. Então encha sua caneca de cerveja, vista sua jaqueta de couro, monte em Sua Harley Davidson (Se você tiver a sorte de ter uma), ligue o som no talo e saía por uma estrada qualquer, sem rumo, simplesmente curtindo esse maravilhoso álbum.

Melhor música: Sharp Dressed Man

Pior música: Thug

Todas as músicas escritas por Billy Gibbons, Dusty Hill e Frank Beard.

1.”Gimme All Your Lovin'” (4:03) 5/5
A introdução na bateria e um riff cativante dão início a um dos álbuns mais marcantes do Rock, o trio já vinha apresentando um som um pouco diferente a partir do El Loco (1981), e aqui o lado mais “pop” se podemos dizer assim foi abrangido durante todo o álbum, Gimme All Your Lovin é daqueles rocks dancantes que até sua tia curte, e tem um ótimo refrão. Foi o primeiro single do álbum e atingiu uma boa posição nas paradas americanas durante algum tempo. Seu clipe apresenta a banda tocando em um posto de gasolina e mostra ao mundo marcas que ficariam conhecidas como padrões da banda, como a ZZ Key, as ZZ Girls, e o famoso passinho do “Trio de fantasmas”, e o famoso “Eliminator”, o Ford Vermelho que dá nome ao álbum e entrou pro Rock n’ Roll Hall Of Fame, mais a frente estes itens serão mais detalhados.

2.”Got Me Under Pressure” (4:02) 5/5
E com energia total a banda segue com Got Me Under Pressure, que também foi lançada como single se tornou hino entre os fãs da banda, a música mantém a mesma pegada e o nível da anterior, seus maiores destaques ficam por conta do ótimo refrão e do solo de guitarra, que apesar de pouco elaborado é muito bem tocado, a música chegou a atingir a 18º posição nas paradas.

3.”Sharp Dressed Man”   (4:12) 5/5
É certamente a música de maior sucesso da banda, no que todos pensam quando se fala de ZZ Top, um dos singles do álbum, chegou atingir a 2° posição nas paradas americanas e seu vídeo clipe faz parte da trilogia da banda em que seu famoso carro “Eliminator” é apresentado, juntamente com outros elementos que fazem a fama da banda, como a ZZKey (Chave com um formato de “ZZ” no estilo do logotipo da banda) e também traz a banda como se eles fossem espíritos que encorajam as pessoas a fazerem o que querem, aparecendo do nada com o famoso passinho sincronizado dos 3, dizendo para seguir em frente e ajudando as pessoas com itens valiosos. Fora as aparições em outras mídias, como seriados de tv,filmes e video-games, como no jogo de Playstation II, Guitar Hero, que contribuiu ainda mais para o sucesso da música atualmente, Sharp Dressed Man é simplesmente genial!

4.”I Need You Tonight”  (6:13) 5/5
Logo em seguida temos “I Need You Tonight”, que pode ser considerada a balada do álbum e tem uma pegada totalmente blues, é também a faixa mais longa do álbum, recheada de excelentes solos de guitarra a música realmente passa o sentimento de melancolia que uma música de blues deve ter, nota máxima para o trio aqui também.

5.”I Got the Six” (2:53) 5/5
A mais curta faixa do álbum é um divertido hard rock com uma pegada rápida, e uma letra sacana cheia de trocadilhos sexuais, como “I got The Six, Gimme Your Nine (Eu tenho o seis, me dê o seu nove)” em uma metáfora para uma posição sexual, a letra tem diversas outras sacadas desse estilo, mas se eu botar aqui o texto fica proíbido para menores de 18 anos, hahaha, enfim, é uma música pra se ouvir no TALO! Diverte e te faz seguir o ritmo, digna de um clube de motoqueiros.

6.”Legs”   (4:33) 5/5

Outro single do álbum, e com um início barulhento nas guitarras a banda volta ao estilo de música feito em Sharp Dressed Man, apesar de conter um refrão fraco e pouco marcante, o instrumental da música salva e muito, e o clipe também é muito bom, a história faz você não prestar muita atenção na música, o que pode ser considerado um ponto positivo, já que a música não é das melhores, o clipe chegou a ganhar diversos prêmios como melhor vídeo-clipe de 1984, e a música alcançou altos lugares nas paradas americanas, apesar de não ser o melhor da banda, ainda é melhor do que muitas coisas por aí, abaixo o clipe da música.

7.”Thug”   (4:19) 3/5
Aqui vemos um instrumental enjoativo e um vocal nada empolgante, os quatro minutos da música parecem se extender e a música parece não ter fim, o único destaque fica por conta de um riff de baixo implementado ao fim dos versos, a faixa fica longe do brilhantismo do resto do álbum.

8.”TV Dinners” (3:50) 4/5
O Nível sobe novamente com “TV Dinners”, apesar de não chegar perto do nível das músicas do começo do álbum, também é ótima, apesar de não passar toda aquela energia e faltar um pouco de inspiração no solo de guitarra. E como a banda mostrou que podia fazer muito mais, a faixa acaba passando despercebida.

9.”Dirty Dog”  (4:06) 5/5
Um riff bem semelhante ao anterior, só que mais animado traz o espírito do começo do álbum de volta, outra letra com sacadas sexuais, não traz nada de novo ao álbum, mas é uma bela música.

10.”If I Could Only Flag Her Down” (3:39)
5/5
Dando sequência as músicas com riffs rápidos e letras sacanas o trio de caipiras mostram que até em faixas que parecem ser de “preenchimento” mostram grande criatividade musicalmente, apesar da música seguir o padrão do álbum inteiro, parece uma mistura de tudo que foi tocado até aqui somado a um belo e grudento refrão.

11.”Bad Girl”  (3:13) 4/5
O álbum fecha com uma faixa que parece ter sido gravada ao vivo e tenta passar a energia da banda para o estúdio, a música é bem parecida com a “I Got The Six”, tanto líricamente, tratando de temas sexuais, quanto musicalmente, e até mesmo o vocal de Gibbons está parecido demais nesta faixa, o que a faz parecer uma continuação da anterior, porém sem tanta genialidade, o solo aqui é meio morno e não empolga, mas nada que tire o brilho da faixa.

Média do álbum: 8/10

O Famoso Ford Coupe 33' da banda - atualmente no Rock n' Roll Hall Of Fame

, , , ,

  1. #1 por Igor Maxwel em 10/11/2015 - 15:42

    Esse disco do ZZ Top é bom demais! O melhor trio do rock junto com o ELP!

  1. Tweets that mention (1983) ZZ Top – Eliminator « Roque Veloz /,,/ -- Topsy.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: