(1989)Ramones – Brain Drain


Capa

Brain Drain é um clássico desta magnífica banda americana de Punk Rock. É o disco que comercialmente mais rendeu elogios aos Ramones vendendo milhões de cópias. Seria o último com o baixista original Dee Dee Ramone. Repleto de músicas aceleradas, como deveria ser um álbum de Punk Rock, Brain Drain também conta com músicas bem trabalhadas e arranjadas, como o grande sucesso Pet Semetary que sempre figura no TOP Músicas da banda, as músicas aqui estão mais longas do que em álbuns anteriores da banda, alcançando em média os 3 minutos, o que para eles já eram muito!….Melhor álbum dessa banda na minha humilde opinião, que merece ser ouvido com muito respeito!

Melhor Música: Pet Semetary


Pior Música ( A menos Boa) : Don’t Bust My Chops



1 – I Believe in Miracles (Daniel Rey, Dee Ramone) (3:19) 5/5

A guitarra suja com um riff simples de Johnny Ramone da as boas vindas do álbum, juntamente com Dee Dee e seu baixo que seguem uma bateria feroz. O riff continua o mesmo até o fim da canção, não se tornando complexo ou com mais de 3 notas, até o solo do guitarrista é simples, entretanto simplicidade não significa ruindade, o guitarrista está tocando bem aqui. I Believe in Miracles tem um dos melhores refrões do álbum, que realmente entra na sua cabeça e este é o ápice da canção, a letra é uma das mais sérias do CD, falando sobre os males do mundo! Vale ressaltar o clipe dessa canção, que foge da tagarelice dos tipicos clipes da banda e se torna interessante, citando diversas banda que foram importantes para a história do Rock’n Roll, vale a pena dar uma conferida!

2 – Zero Zero UFO (Dee Dee, Daniel Rey) (2:25) 5/5

Um Ramones que lembra mais as origens toca na segunda faixa de Brain Drain. A bateria acelerada como de costume, Marky Ramone (que na minha visão tanto de grupo, de presença e de técnica foi o melhor baterista da banda) toca com uma velocidade exorbitante, e merece ser o destaque dessa canção, curta e nada parada. O nome da canção já diz sobre o que ela fala, Aliens e objetos desconhecidos!

3 – Don’t Bust my Chops (Dee Dee, Joey, Daniel) (2:28) 4/5

O bate cabeça que começou na canção anterior, não continua por aqui, Don’t Bust my Chops é menos veloz do que a anterior, o refrão muito belo é cadenciado por uma bateria que dita o ritmo da música.

4 – Punishment Fits the Crime (Dee Dee, Richie Stotts) (3:05) 5/5

Aqui quem assume o vocal principal é o baixista Dee Dee Ramone, Joey fica a deriva, fazendo apenas os backing vocals. Punishment Fits the Crime é uma das músicas mais trabalhadas do álbum. Uma das melhores deste. Aqui se nota como é possível fazer música boa tocando apenas 3 notas de uma guitarra. Em certo momento o dueto de Johnny com Marky quebrando tudo na bateria e utilizando em demasiado os pratos é memorável demais para qualquer fã da banda. O refrão sendo cantado todo com ajuda do coro é um dos grandes destaques também, sensacional!

5 – All Screwed Up (Joey, Marky, Dee Dee, Andy Schernoff) (3:59) 5/5

Uma das músicas mas longas do álbum é uma das melhores também. A voz de Joey voltando ao tape. A bateria selvagem abre All Screwed Up de uma belissíma maneira. Aqui o riff de Johnny é simples, a linha de Dee Dee se torna bastante audível, em certos momentos até mais do que a guitarra de Johnny. O refrão é belo, os gemidos de Dee Dee interessantes. A velocidade da guitarra e a bateria acelerada não voltam com tudo aqui. A letra de All Screwed Up pode ser considerada a mais mela cueca do álbum, entretanto ao menos para mim ela não fica em primeiro plano!

6 – Palisades Park (Charles Barris) (2:22) 5/5

Como a maioria dos álbuns dos Ramones anteriormente tinha um cover, Brain Drain não foi diferente, Palisades Park foi ressucitada pela banda, pois fez um relativo sucesso em 1962. A velocidade volta aqui com tudo, o riff da guitarra de Johnny deixa isso bem claro, aliás aqui é talvez a canção em que o guitarrista mais se sobressai. A canção é muito boa, e é um dos destaques do álbum , mesmo não tendo um refrão memorável. Certamente aqui, você vai começar a bangear.

7 – Pet Semetary (Dee Dee, Daniel) (3:30) 5/5

Eis aqui o ápice do álbum. Vale dizer que Pet Semetary so foi escrita graças ao escritor americano de livros de terros Stephen King, que na época queria uma trilha sonora para um de seus filmes, e pediu para a banda fazer. Deus agradeça a Stephen King por isso. Saindo um pouco do rumo, o filme se chamava ” O Cemitério Maldito”, já assisti e li o livro, e recomendo, no livro o escritor cita a banda diversas vezes em algumas passagens….Mas então, voltando a faixa, Pet Semetary não é nenhum Punk de primeira, com guitarras aceleradas, linha de baixo selvagem e bateria quebrando tudo, muito ao contrário disso, é uma das menos velozes do álbum… A letra falando do livro de Stephen King, por isso algumas pessoas possam a achar meio sem sentido. O grande destaque da faixa, sem a menor dúvida é o refrão que adentra seu cérebro até nas profundezas, totalmente grudenta te faz cantar junto com Joey e Dee Dee. Uma das melhores faixas de toda a hitória da banda!

8 – Learn to Listen (Dee Dee, Marky, Johnny, Daniel) (1:50) 4,5/5

A menor música do álbum, Learn to Listen é a típica música que Johnny adora tocar, pois o guitarrista no documentário Ramones Raw,disse que as menores músicas e as mais aceleradas eram as melhores. O guitarrista ensaia um mini-solo aqui fugindo das 2 notas… Boa música para se fazer um grande bate cabeça em shows lotados… Típica da banda americana!

9 – Ignorance is Bliss (Joey, Andy Shernoff) (2:38) 4,5/5

Outra parceria de Joey com seu amigo que também tocou em seu disco solo Andy Shernoff. Ignorance is Bliss segue a linha da canção anterior, sendo a mais acelerada do álbum. A bateria de Marky numa velocidade exorbitante que esmaga seu cérebro, o refrão é cantando de uma maneira mais lenta, outra música que deve dar uma boa rodinha!

10 – Come Back, Baby (Joey) (4:01) 4,5/5

Como se pode ver, Come Back, Baby foi escrita somente por Joey, e possui todos os elementos que o vocalistas gostava de colocar em canções por si escritas… Letra mela cueca, um ritmo mais lento em relação ao som característico da banda e sempre a palavra Baby no meio, não subestimando o vocalista como compositor, já que ele escreveu ótimas letras para a banda. Aliás a própria Come Back, Baby é ótima. É a mais longa do álbum e a que mais foge dos propositos do álbum, entretanto é boa. O refrão nao é daqueles que te contagia, te faz querer quebra tudo, até porque essa faixa é uma declaração de amor do vocalista, então nem podia ser assim. Uma música diferente de todo resto, que não prejudica a qualidade do álbum!

11 – Merry Christmas (I Don’t Want to Fight Tonight) (Joey) (2:04) 5/5

Outra composição de Joey, agora para fechar o álbum… Aqui o vocalista está mais inspirado do que na canção anterior (como compositor). Merry Christimas já tinha sido lançada anteriormente como Lado-B do single anterior da banda, portanto os fãs já conheciam essa ótima música. Curta, e bem estilo Ramones das músicas escritas por Joey fecha esse magnífico álbum, confesso, um dos melhores que eu já ouvi em toda a minha vida, de uma belíssima maneira!

Média do Álbum: 9,5/10

Citação de Dee Ramone sobre Brain Drain:

“Foi duro gravar o álbum “Brain Drain” por quê todo mundo jogava a bomba para mim. Eu tinha medo de ficar perto deles. Isso me deixava louco– Eu não queria nem tocar naquele álbum. Todos na banda tinham problemas; problemas com a namorada, problemas com dinheiro, problemas mentais”.

Dee Dee Ramone







, , , ,

  1. #1 por darkmephisto em 25/08/2010 - 13:55

    Curti o post man!

    Esse álbum é um achado!

    up!

  2. #2 por Giovani em 25/08/2010 - 20:15

    gostei da resenha, discordo de que a don’t bust my chops seja a pior faixa, na verdade a considero a segunda melhor vindo após a Pet Sematary..
    a all screwed up tem um solo de bateria interessante no começo heueueh, este album me agrada bastante, mas na minha opnião os melhores albums são Ramones,Pleasant Dreams, End of the Century, respectivamente…

  3. #3 por Isaque em 27/08/2010 - 10:47

    gostei da resenha Punishment Fits the Crime é a melhor musica com dee dee no vocal,pena q nao a colocaram no loco live,Palisades Park é um dos melhores cover feitos pela banda

  4. #4 por Ana em 27/08/2010 - 18:42

    Curti a resenha. A citação do Dee Dee ao final ficou ótima. Parabéns!
    Sobre o álbum, minha música favorita dele é “Merry Christmas”. Se fosse escolher uma que menos gosto é “Come back Baby”.

  5. #5 por aerson em 02/12/2010 - 12:18

    Nada disso… Zero Zero UFO não fala sobre aliens e objetos desconhecidos.
    Zero Zero é um tipo de maconha, e Dee Dee Ramone a cita como sua favorita no livro Coração Envenenado.

    Zero Zero no mundo dos haxixes, tem dois significados: Em alguns lugares, 0 0 é a maconha mais pura possível, numa escala de 0 a 5, sendo a 0 0 mais puro ainda que 0; Já nos outros locais (na américa do sul por exemplo) Zero Zero é o haxixe misturado com ácido, tornando-o alucinógeno. Coisa que me faz crer que Dee Dee se referia a esse tipo, na música.

  6. #6 por joaora em 02/12/2010 - 12:38

    Interessante Aerson, num sabia disso, até pq não li o Coração Envenenado! Quando se ve a letra de Zero Zero UFO é dificil saber a respeito da droga, quando não se entende nada a respeito do assunto, nunca tinha ouvido alguém comentar a respeito disso…mas como tu já leu o livro tu sabe do q ta falando…Obrigado por comentar!

  7. #7 por Luana em 26/07/2012 - 22:12

    Cara, gostei muito do seu review do Brain Drain, eu descobri esse post pesquisando sobre o álbum porque eu AMO demais a banda e esse é meu disco favorito e com certeza o melhor álbum deles. O segundo melhor é o Adios Amigos, e também o mais triste porque é o álbum de despedida😦

    Só uma coisa me deixou revoltada! Estava lendo tudo com um sorriso até vc falar que Don’t bust my chops é a pior, fiquei assim: =O =O =O =O
    EHAUHSUAHS

    Pra mim é uma das melhores ç.ç
    A pior pra mim é Learn to Listen xD

    Bjs

    • #8 por joaora em 07/08/2012 - 19:31

      É complicado achar uma música ruim nesse álbum Luana. Toda vez q eu o ouço muda essa opinião!

  1. (1992) Ramones – Mondo Bizarro « Roque Veloz /,,/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: