(1970) Black Sabbath – Black Sabbath


Capa

O ano é 1970, e o mundo é presenteado com um dos melhores álbuns já feitos na história do Heavy Metal. Muitos dizem que aqui é o começo de tudo….o começo do som pesado, das guitarras distorcidas, da batida acelerada! Taxado de demoníaco Black Sabbath atingiu a 8ªposição nas paradas inglesas e é um dos melhores discos desta banda que atingiu um patamar supremo na história do Rock’n Roll! Demoniaco, pesado, instigante e medonho….assim era o trabalho de estreia do Black Sabbath! Vale destacar que esse álbum foi gravado em apenas 3 dias e para ser gravado foi usado 600 libras (migalha na época)!

Melhor Música: Black Sabbath

Pior Música: Behind the Wall of Sleep


1 – Black Sabbath (6:21) – (Iommi, Ward, Ozzy, Butler)     5/5

E aqui está por muitos considerada a primeira música de Heavy Metal da história! A atmosfera aqui é totalmente fantasmagorica e sombria… Muitos religiosos acusaram essa obra prima de satânica, por causa das caracteristicas acima citadas e por causa de sua letra referente ao demônio… Ozzy ja se pronunciou inúmeras vezes a respeito dela e disse que a letra não trata do demônio, e sim de um filme de terror( de Borlis Karloff, famoso ator de filmes de terror mudo) que ele assistira junto com Bill Ward ( Baterista) na época!! Sendo explicitamente demoniaca ou não Black Sabbath é um clássico e dá  as boas vindas do Black Sabbath. A guitarra de Iommi aqui é algo extraordinário!

2 – The Wizard (4:24) – (Iommi , Ward, Ozzy, Butler)     5/5

A segunda canção do álbum tem sua introdução dada pela gaita tocada por Ozzy Osbourne (Isso aee meu irmão Ozzy sabe tocar gaita, e muito bem por sinal). The Wizard mantém o som pesado da canção anterior com um belo riff da guitarra de Iommi, mas o clima obscuro e satanico abordado na canção anterior some aqui, mesmo também falando de demônios em sua letra! É uma ótima música que junto com a anterior apresenta o Heavy Metal ao mundo! O grande destaque sem a menor dúvida é o poderoso frontman que na época não passava de um adolescente Ozzy Osbourne e sua gaita!

3 – Behind the Wall of  Sleep (3:37) – (Iommi, Ward, Ozzy, Butler)    4/5

Behind the Wall of Sleep tem no riff de guitarra um dos mais belos do álbum. É uma ótima música que possui um baixo tocado por Geeze Buttler bem audivel e presente. Efeitos sonoros durante a música foram adicionados à voz de Ozzy, não chegou a estragar a canção, que é menos pesada que as duas anteriores! Sua letra é menos demoníaca que as anteriores, mas ainda assim o álbum continua com um repertório bem sinistro em termos de letra!

4 – N.I.B (6:07) – (Iommi, Ward, Ozzy, Buttler)     5/5

Eis aqui outro clássico do álbum de estreia do Black Sabbath. N.I.B tem como grande destaque o baixo de Geeze Butler que com um solo sensacional abre de forma excepcional essa ótima canção! Muitos dizem que é aqui que a primeira pedaleira Wha -Wha foi usada num baixo! A sigla da música até hoje gera muitas controvérsias mas acredita-se que signifique Nativity in Black. A letra também é cheia de ocultismos, fala de forma clara no mago Lucifer, considerado o demônio da modernidade! N.I.B é demoniaca, tem solo de guitarra, um puta solo de baixo a voz de Ozzy em boa forma, a bateria de  Bill Ward quebrando tudo, e é pesada para os padrões da época!!!….Quer mais o que?…Pefeita!!!

5 – Evil Woman (3:25) – (Wagner, Wiegard)     4,5/5

Evil Woman foi o primeiro single da banda. O que poucas pessoas sabem é que essa música não é do Sabbath, mas sim foi coverizada por eles! A música é de uma banda americana chamada Crow e é diferentemente dessa totalmente blues! Talvez por isso a letra de Evil Woman é a menos inspirada de todo álbum e não cita ocuoltismo também!…É uma bela música que tem um riff de guitarra que perdura igual durante toda a cançao e uma linha de baixo boa. O refrão é muitas vezes cantado por Ozzy, mas não enjoa!

6 – Sleeping Village (3:46) – (Iommi, Ward, Ozzy, Butler)     5/5

A introdução da sexta faixa do álbum é uma das mais belas! Começa com um pequeno solo de violão em contraste com a voz juvenil de Ozzy Osbourne. É 90% instrumental. Vale destacar a harmonia de Butler com Ward nessa bela canção, que também tem um ótimo solo muito bem executado por Iommi!

7 – Warning (10:33) – (Dunbar)     4,5/5

Warning é a maior música do disco com quase 11 minutos de execução! E vale lembrar que é outro cover do Black Sabbath! É uma das  menos pesada do álbum e o fecha de uma boa forma! Warning tem pequenos mini-solos de Iommi no meio de sua execução e uma linha bem audível do baixo de Butler. Tem também um dos melhores solos de Iommi! Como a anterior é quase 80% instrumental! O primeiro e para muitos o melhor álbum de Heavy Metal do mundo se encerrava!

Média do Álbum: 9,5/10


, , , , , ,

  1. #1 por hellbear em 13/07/2010 - 21:51

    Grande álbum e grande resenha!

    Só adicionando uma informação sobre o baixo de Geezer Butler em N.I.B.: Dizem que era uma guitarra sem as duas primeiras cordas, e afinada como um baixo. Apenas rumores.
    E há o fato de que o amplificador usado por Geezer tinha 4 falantes, porém 2 estavam quebrados. Esse “defeito” acabou dando um toque bem peculiar ao som do baixo.😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: