(1996) Legião Urbana – A Tempestade


Capa do Álbum

Eis aqui o último trabalho de uma das maiores bandas de Rock’n Roll desse país…A Tempestade é o CD mais triste da Legião, com letras também depressivas…Foi lançado em 1996 e não obteve marcas de vendas muito grandes como os clássicos “ Dois” e “ As Quatro Estações”… Comercialmente foi considerado o pior CD do grupo, mesmo contendo ótimas músicas… Marcelo Bonfá (baterista) conta  que os vocais de Renato Russo foram gravados de primeira, sem retoques e reajustes, pois na época a saúde do vocalista estava muito debilitada ( Exceção do single “ A Via Láctea”), e este não tinha vontade de refazer nada…Era tradição da Legião Urbana em todos os seus discos escreverem tais publicações: “Urbana Legio Omnia Vincit” (Legião Urbana a tudo vence) e “Ouça no volume máximo“, entretanto em A Tempestade nada consta, nem agradecimentos, apenas há uma frase que assim diz: “O Brasil é uma república federativa cheia de árvores e gente dizendo adeus“… O álbum foi lançado em 20 de setembro de 1996, Renato Russo morreu 21 dias depois do lançamento!!..Álbum triste, que também te deixa triste, mas que é indispensável pra qualquer fã da banda!!…Parece que de alguma forma eles sabiam que esse seria seu último álbum, então só basta pra nós fãs escuta-lo….escuta-lo…..e re-escuta-lo!

Melhor Música: Dezesseis

Pior Música: Música de Trabalho

1 – Natália ( Renato Russo, Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfa) (3:55) 4,5/5

A primeira música do disco é a música que mais lembra a Legião Urbana do passado, com uma letra forte, Renato Russo cita que a geração de hoje será o futuro e por isso todos devemos acreditar em nossos jovens, a guitarra de Dado Villa Lobos marca presença com um riff pesado, sendo uma das únicas do disco a assim ser

2 – L’ Avventura ( Renato Russo, Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá) (4:38)  3,5/5

A nostalgia e tristeza do disco começam logo na segunda canção; com uma letra deprimente  e romântica a Legião Urbana bota um clima down em que a  está ouvindo. Sem um refrão determinado L’Avventura é uma boa música, que tem em seus instrumentos sons leves e suaves!

3 –  Música de Trabalho (Renato Russo, Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá) (4:20) 2/5

Uma das músicas menos inspiradas do álbum, Música de Trabalho fala sobre o Dia-a-Dia de uma pessoa normal… Com muita distorção a guitarra de Dado aparece mais do que a voz de Renato em si, que aliás não está boa!…O cantor parece sussurar e não cantar! Arranjo pobre!

4 – Longe do Meu Lado ( Renato Russo, Marcelo Bonfá) (4:26) 3,5/5

Uma das músicas mais tristes do álbum começa com um teclado melancólico e um Renato Russo cantando com um coração partido… E assim continua até o fim com a bateria de Bonfá muito suave. Mais outra letra que fala de Amor, sendo bonita e quase parecendo uma poesia, o teclado do meio para o fim da música se torna repetitivo e previsível de mais, cansando quem a escuta!

5 – A Via Láctea (Renato Russo, Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá) (4:26) 4/5

Single do álbum A Via Láctea é a única música que Renato Russo chegou a gravar mais de uma vez sua voz para retocar algo… Uma ótima música que tem uma letra estilo Legião Urbana que tem como principal objetivo dizer: Não desista Nunca… Mais outra música triste, que a exemplo da música anterior usa muito pouco o som da guitarra e prefere o violão!

6 – Música Ambiente (Renato Russo, Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá) (4:07) 4/5

Música ambiente é menos depressiva que a anterior, com uma letra romântica e alegre a Legião esquece o momento reflexivo das outras canções e faz com que Música Ambiente, mesmo com uma pegada leve bem diferente da Legião de anos atrás, se torne uma boa música.

7 – Aloha (Renato Russo, Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá) (5:25) 4,5/5

O destaque da 7ª música do álbum fica por conta da harmonia plena entre o baixo e a bateria, os dois instrumentos fazem uma ótima introdução para a música que também é outra exceção do álbum triste e reflexivo… Aloha tem uma letra que fala dos jovens e junto com as 2 músicas anteriores forma um dos melhores momentos do álbum.

8 – Soul Parfival (Renato Russo, Marisa Monte)  (4:55) 4/5

A única música do álbum em que o nome do baterista Marcelo Bonfá não aparece como compositor, tem uma boa levada, com ótimas bases a guitarra e o baixo ditam um ritmo que as vezes lembra um MPB, descaracterizando um pouco o som da Legião Urbana, mas isso não é um contra já que bem cadenciada, calma e com uma letra que não chega a ser melosa Soul Parsifal agrada.

9 –  Dezesseis (Renato Russo, Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá) (5:23) 5/5

Eis aqui a melhor música do álbum, um Rock’n Roll de primeira que cita Stones, Joplin e que conta com um trecho da música Strawberry Fields dos BeatlesDezesseis é agitada e pesada. A letra é triste; conta a história de Johnny o rei dos rachões…Letra brilhante, música brilhante!!…Vale destacar os backing vocals no final da música que te fazem cantar junto: “Bye Bye Johnny”…Certamente se a música fosse lançada na época de ouro da Legião Urbana viraria um clássico do grupo!

10 – Mil Pedaços (Renato Russo, Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá)  (3:23) 3,5/5

Mil Pedaços quebra o clima mais Rock’n Roll e menos triste das 3 últimas músicas… O violão de Dado além da letra reflexiva e romântica retomam aquele clima triste e romântico do álbum.

11 – Leila (Renato Russo, Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá) (5:23)   3,5/5

Mais uma letra romântica… Leila tem um arranjo pobre …Começa extremamente romântica, calma e triste…No meio a guitarra de Dado a faz ficar acelerada. Renato Russo à canta como se tivesse fazendo uma declaração à tal Leila! Seu fim é parecido com a introdução, triste.

12 – 1ª De Julho (Renato Russo, e Marcelo Bonfá)  (4:50) 4/5

Essa é a música que seria ótima no auge da carreira do cantor Renato Russo… Repara-se aqui a decadência da voz do cantor, a música é ótima e nela que Renato Russo alcança as  notas mais altas em todo álbum, se a banda tivesse investido menos em músicas depressivas e reflexivas talvez aqui estaria outro álbum clássico, já que as musicas que assim não são estão ótimas…Exemplo nessa 12ª faixa!

13 – Esperando por Mim (Renato Russo, Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá ) (4:21)  5/5

Uma das músicas mais bonitas do álbum… O fim se aproxima… A letra é totalmente linda, emocionante!! Essa música Renato Russo canta realmente com o coração… Tem um refrão que te faz cantar junto… Uma das letras mais bonitas de toda história da Legião Urbana!

14 – Quando Você Voltar (Renato Russo, Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá) (2:53) 3,5/5

A música é um dueto do violão de Dado e a voz de Renato Russo, triste, é outra canção que tem uma letra que fala de amor… Não acrescenta nada ao álbum.

15 – O Livro dos Dias (Renato Russo, Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá)    (4:17) 5/5

Eis aqui o ápice, o álbum inteiro foi reflexivo, triste, depressivo, e aqui está a música que melhor expressa esses sentimentos que na época envolvia a Legião UrbanaO Livro dos Dias certamente é a música mais triste do álbum, é a última música do último álbum da Legião e é extremamente emocionante, e encerra com chave de ouro todo o último trabalho dos caras, te deixando realmente como a Legião estava na época… Triste e Reflexivo.

Média do Álbum: 8/10

, , , , ,

  1. #1 por Douglas em 19/08/2010 - 13:05

    Acho este o melhor cd da banda, mesmo sendo mal gravado, mesmo as musicas sendo depressivas.
    A tempestade nos leva a lembrar e refletir das emboscadas da vida…
    como na musica O livro dos dias diz: Teu desejo inverso é velho amigo, as vezes queremos o oposto do que acontece. Amo esse album.

  2. #2 por em 24/08/2010 - 22:50

    discordo… acho um dos melhores albuns da banda, se não é o mais pensado, é um dos mais (tal como o descobrimento do brasil, que o próprio renato falava que era um album sobre despedida e pra mim é o melhor album da banda) não acho um album triste, acho que é um album pra refletir, isso fica marcante desde a primeira musica, observe natália verso a verso… musica a musica segue assim, até mesmo musica de trabalho, que vc não gosta faz uma reflexão de alguem que vive para trabalhar, segue assim em a via lactea, aloha, soul parsifal, etc… até esperando por mim onde fica novamente obvio o recado e em quando você voltar esse recado é mais sutil mas no livro dos dias fecha direitinho a mensagem de natália

  3. #3 por MaeL em 25/08/2010 - 8:55

    Um dos álbums que eu mais esculto tristee mais muito bom ! e o descobrimento do brasil os que eu curto mais ^^

  4. #4 por Wailen em 28/08/2010 - 13:42

    O album é o mais emocionante visto que o Renato canta o que sente em praticamente todas as faixas.
    Percebe-se também um desfexo na história da banda numa despedida do cantor em alguns trechos.
    Comercialmente, como já foi dito, não foi o melhor album, porém as letras certamente são mais carregadas de sentimento e ao terminar de ouvir o disco temos a sensação de que o Renato diz, com as músicas do disco, a velha e conhecida frase: “Nossa história não estará pelo avesso assim sem fianl feliz, teremos coisas bonitas pra contar e até alá vamos viver, temos muito ainda por fazer, não olhe pra traz, apenas começamos”

  5. #5 por regis em 21/11/2010 - 9:58

    meu pra mim não tem banda melhor até os dias de hoje, amo de+ legião urbana pra sempre viva Renato russo, os bons morrem jovens de+….

  6. #6 por giovanni em 11/12/2010 - 15:07

    A tempestade é, sem dúvida, um dos melhoes álbuns da banda, e me lembro de que as músicas (A Via Láctea, Dezesseis e L’Aventura)atingiram o primeiro lugar das paradas, além de o álbum ter vendido bastante também (menos, é claro, que o Dois e As Quatro Estações). Mas a qualidade das músicas é indiscútivel. O que pesou foi a tristeza do álbum. Lembro de fãs que gostaram do álbum, mas deixaram de ouvir, porque era muito depressivo. De qualquer forma, vez ou outra ouço esse clássico álbum dessa banda sem igual, que mostra apenas tantas realidades da vida das quais tentamos fugir, mas estão sempre aí. É um dos álbums que tenho que não envelhecem. Triste, lindo, necessário.

  7. #7 por giovanni em 27/12/2010 - 17:28

    Não acho que a melhor música do álgum seja Dezesseis (ela é uma das melhores). “A Via Láctea”, tão tocada quanto, reflete a essência do aĺbum, foi o primeiro single (normalmente são os melhores), tem um batida gostosa, é triste, e linda. Para mim, “A Via Láctea” é indiscutivelmente a melhor.

    Outros grandes destaques são L Aventura, O Livro dos Dias e Esperando por Mim. Só não entendo porque estas duas últimas não tocaram nas rádios. Acredito que tinham tudo para ser grandes sucessos.

  8. #8 por Adriana Porto em 17/03/2011 - 16:20

    É triste e deprimente, sim.
    Mas não deixa de ser perfeito, já que na nossa própria vida não temos apenas motivos de celebração e alegrias.
    Cabe a nós sabermos lidar com issa mistura de felicidade e tristeza; e não adianta fugir, já que as duas coisas passam por nós…

  9. #9 por Anderson em 11/01/2012 - 17:54

    ESSE É O DISCO MAIS TRISTE DA HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA E AO MESMO TEMPO UM DOS MELHORES QUE EU JÁ ESCUTEI NA MINHA VIDA.
    VIVA O LEGIÃO URBANA PRA SEMPRE.

  10. #10 por Vitor Silva em 28/03/2014 - 16:39

    Sou fã do Legião Urbana e muitas de suas músicas se confundem com a minha própria história de vida, muito próxima mesmo da dor do Renato. Esse é o CD com as letras mais profundas do grupo, na minha opinião, tocando a mim de uma forma feroz. Das vezes em que estive bem mal, quando perdi muitas das minhas esperanças, esse CD se fez presente… junto com o meu catálogo de erros…

  11. #11 por Renato em 04/04/2014 - 1:06

    Esse cd é um dos q eu mais curto e ouço, junto com o “Uma Outra Estação”, possui as letras mais profundas e cheias de emoção da Legião, na minha opinião. Não tem como um fã real da banda desprezar este trabalho, pois “A Tempestade” é como se fosse uma carta de despedida do Renato Russo e da própria Legião.

  12. #12 por giovanni em 19/05/2014 - 1:37

    “Não acho que a melhor música do álgum seja Dezesseis (ela é uma das melhores). “A Via Láctea”, tão tocada quanto, reflete a essência do aĺbum, foi o primeiro single (normalmente são os melhores), tem um batida gostosa, é triste, e linda. Para mim, “A Via Láctea” é indiscutivelmente a melhor.

    Outros grandes destaques são L Aventura, O Livro dos Dias e Esperando por Mim. Só não entendo porque estas duas últimas não tocaram nas rádios. Acredito que tinham tudo para ser grandes sucessos.”

    Assino embaixo. Concordo com tudo.

  13. #13 por freddy suzart em 28/02/2015 - 23:15

    Não acho que, musica de trabalho, seja a pior música, melhor dizendo, não existe musica ruim da legião !!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: